; display: none; }

13 abril 2016

MINHA HISTÓRIA COM MEU CABELO

Eu sempre fui uma menina que passava química no cabelo desde cedo.
10 anos de idade, eu já utilizava química; porque na hora de desembaraçar doía, e eu sempre chorava muito. E já não queria mais usar trancinhas (na época, usava muito) pois eu já estava crescendo e tudo mais.

Foi então, que minha mãe começou a usar química no meu cabelo. Já usei muita coisa e nada dava um resultado satisfatório. Sempre ardia muito meu couro cabeludo, criava machucado, era horrível. Já fiz muitos processos de relaxamento, todas as marcas possíveis, já fiz alisamento, progressiva, Tudo mesmo! 

Até chegar num momento em que meu cabelo já não estava aceitando mais a química, porque eu queria usar o alisante toda semana. Tive meu primeiro corte químico sem nem saber o que era.  

Daí eu resolvi entrar num salão específicos para cabelos cacheados, (com a ilusão de que meus cabelos seriam cacheados, afinal, era o que o salão prometia).
Fiquei 6 meses sem usar meus relaxamentos, e fui. Chegando lá, tive que cortar meu cabelo curtinho, para poder mudar para essa nova química. 
Cortei. Fiquei triste, é claro, mas o cabelo ia crescer. Até que cresceu bastante. E nisso, fiquei 4 anos, quase 5 fazendo o cabelo nesse salão a cada 2 meses. 
Eu tinha pavor de ficar com raiz alta, dizia que estava horrível, e não ficava sem esticar minha raiz de jeito nenhum. Mesmo com toda a ardência, e os machucados que esse relaxante me causava, a ponto de minha mãe ter que lavar minha cabeça com soro quando eu chegava em casa, pois estava minando água da minha cabeça, eu achava  que essa era minha unica opção e continuava ali, acabando com meu cabelo e meu couro cabeludo. 


Meu cabelo era assim.




Até que um dia, caí na besteira de pintar as potinhas do meu cabelo com descolorante. (sim, pirei na batatinha) Afinal, minhas amigas também faziam o cabelo no mesmo lugar, e tinha dado certo pra elas. (da onde eu tirei que todos os cabelos são iguais?) 
Pintei. Deu 2 semanas meu cabelo começou a cair desesperadamente, tipo muito, se eu passasse a mão, ele saia mechas inteiras.  A princípio, eu achei que fosse parar, mas não parou. Comecei a pesquisar sobre, procurar cremes de tratamento, fui ao médico, nada adiantou. Era o corte químico mais uma vez, e eu não teria outra opção a não ser parar de vez com toda e qualquer química. 


Com as Pontinhas Pintadas





Parei com a química, e nisso, comecei a pesquisar muito, porque ainda não estava destinado o que eu faria futuramente. Foi aí que entrei num grupo no facebook de pessoas em transição e me encantei. Descobri o que era transição e descobri que eu estava em transição; Me encantei, comecei a pesquisar mais ainda, descobri que o que eu tive, foi corte químico. Encontrei pessoas para me inspirar em especial o canal da Maraísa Fidelis. Vi o quanto o cabelo dela era lindo. E aquele preconceito que eu tinha sobre raiz alta, já estava se desfazendo. 


Já tinha perdido quase todo o meu cabelo. 






Mesmo com minhas pesquisas, e aprendendo sobre como cuidar do meu cabelo, descobrindo sobre a transição capilar, meu cabelo ainda caía, e eu precisava de ajuda. 
Eu não estava me sentindo bem, já estava com pouco cabelo... Então, foi aí que resolvi por as tranças, Foi a melhor decisão. (Inclusive, indico pra você que está lendo esse texto, e está em transição). Fiquei tão feliz, minha auto estima tinha voltado, fiquei linda! 
Resolvi que iria ficar 2 meses com a trança, e depois, já iria cortar totalmente a química. Eu não queria ter que tirar e me sentir feia novamente. 


Já com as tranças




E foi o que eu fiz. 
No dia 15/02/2015, eu tirei minhas tranças, e cortei todo o meu cabelo. Finalmente eu estava livre daquela química que a tantos anos acabou com meu cabelo. E no momento em que me olhei no espelho, me senti linda, feliz e realizada. Não me importei com opinião de ninguém. Porque finalmente, pela primeira vez na minha vida, aquela imagem que era refletida no espelho, era eu. De verdade, sem estar escondida atrás de química, atrás de padrões. E Daí em diante, eu só tenho sido feliz.

Dois meses de Big Chop:



Hoje, com 1 ano e 2 meses que tirei totalmente a química do meu cabelo, eu sou uma pessoa totalmente diferente. Aquela menina que tinha pavor de raiz crescida não existe mais. 

Sou emponderada, amo meu cabelo. Aprendi muita coisa, conheci muita gente. 
E hoje, tenho um canal e divido toda a minha experiência com as meninas que passaram ou passam pela transição e fica perdida nesse meio, assim como eu fiquei. 




E pra você que tá lendo isso: acredite! Você consegue.
Todo e qualquer esforço que você esteja fazendo nesse momento para aceitar suas raízes, para se conhecer melhor, vale a pena. Nada melhor que olhar no espelho todos os dias, e se sentir linda, se sentir mudada. E principalmente saber que os padrões impostos, foram quebrados. 








2 comentários:

  1. Que coisa mais linda esse post! <3
    Lembrei que te conheci enquanto estava em transição ainda! Tão gostoso ver o quanto a gente evolui né? Sempre digo que não é só cabelo! Acho que vou me inspirar no teu post! Posso? Super beijo!
    http://www.tudoquegarotasgostam.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Nós duas mudamos muito e graças a Deus, foi pra melhor! Claro que pode, quando fizer me manda o link ❤

      Excluir